OFFSET: O que é? Como saber se uma roda vai caber no seu carro?

Um dos primeiros passos na customização de um carro é a troca do conjunto Roda/Pneu, realmente é até meio óbvio fazer isso já que fica muito fácil dar uma “vida nova” pra ele com essa simples mudança. Porém isso não pode ser feito de qualquer jeito. Muitas reclamações como pneu “pegando” no para-lama ou na torre do amortecedor, ou até mesmo quando os pneus ficam excessivamente pra fora da caixa de rodas podem ser evitados. O grande problema aí é que muitos só dão atenção ao aro (em polegadas) da nova roda e às vezes à largura (em polegadas ou mm) dela, mas quase sempre se esquecem do Offset (em milímetros). Todas essas informações estão contidas na face interna da própria roda.
Offset: Como saber se uma roda vai caber no seu carro

Ok, isso ainda não ajudou em nada né? Então vamos tentar dar uma pequena ajuda pra quem quer montar um projeto realmente interessante.

Offset (ET) Eis aqui nosso vilão.

Tão (ou mais) importante do que a largura de fato, geralmente esquecido na hora da compra da roda, o offset é uma importante informação e sendo bem analisada, pode trazer resultados BEM inesperados para seu projeto.
Offset ou ET (conhecido universalmente) é a distância entre a face de assentamento da roda (local que entra em contado direto com o cubo) e o meio da Tala (que é a largura da roda).

Existem 3 tipos de offset:

1 – Offset POSITIVO: A face da roda esta mais para o lado de fora da tala. Jogando a roda para DENTRO.

2 – Offset ZERO: A face da roda está exatamente no MEIO da tala.

3 – Offset NEGATIVO: A face da roda esta mais pra o lado de dentro da tala. Jogando a roda para FORA.

Caso queira medir o OffSet você mesmo ou se a informação estiver ilegível na roda ou desconfia de erro, é fácil fazer esta medição:

Offset: Como saber se uma roda vai caber no seu carro

”Exemplificando (Um pouco de matemática)”A largura de borda a borda é de 260mm, a distância da face de assentamento à borda é de 171mm.

Traçando uma linha imaginária no centro da tala (130mm) fazendo a subtração da medida da face de assentamento (171mm), teríamos 41mm.

Offset: Como saber se uma roda vai caber no seu carro

Ou seja, do centro da tala até a face de assentamento a distância é de 41mm o Off-Set (ET) por sua vez, é esse valor de 41.

Agora o mais importante…VAI CABER????

Vamos a um passo-a-passo para saber se o tamanho da roda é compatível:

1° passo: O melhor modo de fazer essa medição é com o carro ainda em sua altura original, se isso não for mais possível então utilizando o macaco tente deixar uns 4 dedos de pneu/para-lama.

2° passo: Com uma trena em mãos e o carro em um local plano com um espaço adequado entre pneu/para-lama, apoie o início da trena na haste do amortecedor (haste que eu digo é logo abaixo do prato). Alguns veículos não possuem prato na traseira, então utilize o corpo do amortecedor (ou a peça mais próxima da roda, aquela que supostamente uma roda mais larga encostaria primeiro) para apoiar o início da trena. (Dê preferência utilizando a parte mais “grossa” do amortecedor, para se trabalhar com uma margem e evitar transtornos, se necessário retire a roda). Com a ponta da trena apoiada no local correto, veja a distância marcada até a parte interna do para-lama.

Exemplo: A marcação apontou 25 cm do amortecedor até o para-lama, +/- 9,8 polegadas! (1 polegada = 25,4mm) Ao ver um número grande você vai se animar e pensar: “UOUUUU!! QUASE CABE TALA 10!!!” Mas não é tão simples.. Para evitar transtornos, deixe sempre uma folga de 2pol do amortecedor até a parte interna da caixa de roda para o conjunto traseiro de um carro com eixo rígido. Ou seja, de 9.8 polegadas já estamos falando de 7,8 polegadas (usáveis). Para a dianteira com uma suspensão tipo MacPherson você consegue diminuir essa margem pois a roda montada e a torre acompanham o curso da suspensão, MAS leve em conta que na dianteira as rodas esterçam e podem pegar nas caixas.

Massssssss “Qual a folga que devemos por entre a roda e a parte interna do paralama?”

Resposta“Depende da sua vontade, se tiver disposição você pode rebater ou alargar os para-lamas, encurtar eixo, usar espaçadores, enfim, existe uma série de modificações possíveis! Ou simplesmente não faça alterações e ande com um carro que tem pouco giro por exemplo.”

Seguindo o exemplo, vamos supor que o proprietário do veículo decidiu optar por tala 8, mantendo as 2 polegadas de folga na parte interna. Isso não quer dizer que toda roda tala 8 vai entrar no seu querido veículo, isso só indica as dimensões máximas de largura que seu carro consegue utilizar. Agora para saber qual offset essa roda tala 8 precisa ter para caber no seu carro, vamos medir novamente, agora obrigatoriamente sem a roda..

3° passo: (MEDINDO OFF-SET IDEAL). Com o veículo sem a roda e com auxílio de uma régua vamos descobrir que offsets seu carro suporta. Coloque a régua rente ao cubo, (como se a régua fosse a face da roda), e tire a medida entre a régua e o amortecedor, como mostra no desenho abaixo.

Offset: Como saber se uma roda vai caber no seu carro

Exemplo! Vamos supor que a medida deu 12,7 cm (127 mm), ou 5 polegadas, quer dizer que SE a roda TALA 8 (204 mm) em questão possuir um offset positivo de 30, a roda vai raspar no amortecedor. PORQUE: Lembre-se, o offset é dado a partir do 0! Ou seja, se a roda é tala 8, seu centro está a no mínimo 102 mm de cada extremidade da roda. Se a roda possui offset positivo de 30, quer dizer que a face da roda esta mais próxima do lado de fora (jogando a roda pra dentro). Mas voltando aos números, 102 mm (meio da tala) + 30mm (offset) da um total de 132mm. Quer dizer que ao colocar a roda no carro, 132 mm dos 204 mm totais vão ficar mais para dentro do que para fora.

ENTENDERAM? Então se meu carro só tem 127 mm de folga (entre o cubo e o amortecedor) e a roda entra 132 mm, quer dizer que 5 mm (meio centímetro) vai pegar no amortecedor.

Essas medições todas também servem pra decidir quais alterações você deve fazer caso insista em colocar uma roda que não cabe originalmente no seu carro.

Observações:

– Este passo-a-passo é uma das MUITAS maneiras de se calcular a possibilidade de instalação de uma roda em um carro. Cada carro tem suas particularidades, por tanto, este explicativo foi elaborado de uma forma generalizada e universal.

– Cuidado com as medidas dos pneus, nossa ajuda foi focada nas rodas, não se esqueça de levar em consideração o pneu montado na roda, qual a largura da roda em relação ao pneu? O pneu vai ultrapassar a largura total da roda? Vai ser inferior à largura da roda (stretch)?

– Todas as medidas utilizadas nas explicações NÃO devem ser levadas em conta para uma medição de fato.

– Esse post está longe de ser um guia sobre o assunto. Mas esperamos que ele seja o empurrão que falta para todos que querem ter algo diferente, de fato, tenham.

Está ainda com dúvidas? Quer passar a sua experiência ou tem alguma dica importante sobre o assunto? Deixe um comentário abaixo.

Texto: Bruno Mendonça