No último fim de semana e feriadão, nós do 200milhas tivemos o prazer de participar de um grande e magnifico evento. Sim, nós estamos falando do 5º Encontro bacabalense e o 9º encontro maranhense de antigos. Evento que foi realizado na cidade de Bacabal – MA e que teve expostos mais de 100 veículos antigos, de diferenciados anos, cores e estilos, o que acarretava em bastantes alternativas para o colecionador e amante do antigomobilismo.

A Viagem

Para estarmos presentes neste grande evento, tivemos a grande missão de sair rodando os 240 km que distam São Luís até a cidade de Bacabal – MA, esta que sediou e nos recebeu de braços abertos.

Nesta primeira missão saíram rodando da nossa São Luís, mais de 40 veículos. Logo mais a frente tivemos como primeiro desafio o engarrafamento, ou melhor, a “parada Quilométrica obrigatória” da saída da cidade até o município de Bacabeira – MA. Isso devido ao grande fluxo de veículos em busca do conforto e do sossego do interior do estado.

Em meio do engarrafamento, um de nossos amigos, teve um pequeno problema com seu Opala SS que acabou esquentando demais devido ao “anda e para” do engarrafamento. Resolvido o problema, seguimos a diante. Duas horas depois, saímos do engarrafamento e fizemos parada em um posto do município de Bacabeira apenas para abastecer, beber uma água e comer algo rápido, pois já estávamos muito atrasados para a então chegada em Bacabal.

Seguindo viagem, e alguns quilômetros depois, nosso amigo Thiago também teve um probleminha com seu fusca, este logo resolvido por um dos mecânicos de prontidão, o Neguinho.

Viagem em curso e, sete horas mais tarde, eis que chegamos ao município de Bacabal – MA, nos direcionando muito cansados ao hotel só para guardar as coisas, pois logo depois teríamos que nos deslocar novamente até o local de exposição, o estacionamento da Paróquia de São Francisco das Chagas, localizado no centro da cidade, e para um belíssimo e saboroso jantar de boas-vindas aos expositores. Após o jantar seguimos de van fretada para o hotel onde descansaríamos para no dia seguinte começar, de fato, o espetáculo.

 

 

O evento

Em sua 9º edição – e 5º realização em Bacabal –  o Encontro maranhense de Veículos Antigos se consagrou mais uma vez, e mostrou para mais de 10 mil visitantes o por que ele é considerado um evento máster da Associação Maranhense de Veículos Antigos (AMAVA).

O evento abrangeu veículos do intervalo de 1920 a 2002, e este ano teve um total de 102 veículos expostos, tanto daqui de São Luís quanto de outras partes do estado, além da participação dos amigos do “Ferrugem nas veias” e do Clube do Fusca – PI, ambos da cidade de Teresina e região.

Veículos lindos, dos clássicos ao mais novos, alguns luxuosos. Todos se destacavam, porém só 10 foram premiados e homenageados pela votação do “carro da galera”, onde os visitantes poderiam votar naquele veículo que achou mais bonito ou que o chamou mais atenção a partir da sua numeração.

Veículos Premiados – Carro da Galera

GM Camaro – Andrey

VW Fusca Cabriolet – Fernando

Shelby Cobra – Paulo Alcântara

Ford A 1929 – Moacir Jr.

VW Fusca Cabriolet – Giselle

Veículos Homenageados

Mitsubishi 3000 gt – Andrey

Ford Maverick GT – Alessandro Rezende

Toyota Bandeirante – Paróquia São Francisco das Chagas

MP Lafer – Adriana

Ford Maverick GT – Hélio

Resultados

O objetivo deste evento não foi apenas uma reunião de belos e históricos veículos, mas sim de ajudar o próximo.

Para contar melhor este objetivo, gostaríamos de parabenizar primeiramente os amigos Maurício e Andress, que tiveram a ideia e a persistência em querer ajudar tanto a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de Bacabal, quanto a paróquia da Igreja de São Francisco das Chagas.

Muitos não sabem, mas para expor seus carros e ou ver os mesmos não houve cobrança de taxas, tudo para que não tivesse caráter comercial. Daí veio a pergunta: Como ajudar estas instituições mantendo apenas uma descrição não comercial e sem custos aos envolvidos?!

Assim surgiu mais uma grande ideia: A de realizar um bingo solidário entre os expositores e amigos, onde o prêmio seria um Fiat 147 para restauração. Cada cartela, tinha um valor simbólico de R$ 100,00.

Com uma belíssima campanha e 101 cartelas vendidas, o evento arrecadou R$ 10.100 que foram divididos igualmente para a paróquia e para a APAE de Bacabal. Um verdadeiro marco para um evento de natureza automotiva no Maranhão em se tratando de valores.

“ A  APAE – Bacabal, parabeniza a família AMAVA e todos os envolvidos pela grande responsabilidade social e que esta doação seja um grande passo para o nosso projeto do centro de reabilitação. Um abraço APAEano”, disse Domingos, presidente da APAE – Bacabal.

Em nossas transmissões ao vivo do evento, o presidente da AMAVA, Arnaldo Mubarack, disse: “Estou muito feliz com o evento, pois este tem o objetivo de abraçar não só a APAE ou a paróquia, mas a sociedade de Bacabal, e mostrar que nós da AMAVA queremos sempre participar destas ações sociais que alimentam muito o nosso espírito. Sem dúvida um fim de semana muito gratificante para todos nós. ”

O pós evento

Na volta, trouxemos não só alegria nas bagagens, mas sim novas amizades, novos conhecimentos e um sentimento de “missão cumprida” que ninguém nos tira, pois ajudar quem precisa é o que mais nos motiva.

Assim, tudo o que temos a dizer são duas palavras: Obrigado e Parabéns!

Obrigado primeiramente por nos presentear com tamanha presença em um evento fantástico e inovador como este e, parabéns à todos os envolvidos pela organização e realização do mesmo, em especial ao presidente Arnaldo e ao amigos Maurício Junior e Andress.

Até a próxima viagem, pessoal, por que como se diz “Carro parado não conta história”.